quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Cinco estrelas ameaçadas
As eliminatórias da Copa do Mundo estão chegando ao fim e algumas das principais seleções correm o risco de assistir ao torneio em casa. Argentina, França e Uruguai, que juntas somam cinco títulos mundiais, vivem momentos delicados.
Pelo Qualificatório Sul-Americano, os hermanos chegam às duas últimas rodadas ocupando a quinta posição, que leva à repescagem – disputada contra o quarto colocado da Concacaf –, com 22 pontos. Na penúltima partida das eliminatórias, os comandados de Maradona recebem o lanterna Peru, em uma partida em que só a vitória interessa.
Já a Celeste Olímpica, que soma 21 pontos em 16 jogos, vai ao Equador, onde enfrenta os donos da casa, que ocupam a quarta colocação, com 23 pontos. Se os equatorianos vencerem, garantem a vaga na repescagem, e podem até carimbar o passaporte para a Copa caso o Peru derrote a Argentina, cenário que também garantiria o Chile no mundial.
A rodada decisiva promete fortes emoções para os nossos vizinhos. Os bicampeões mundiais se enfrentam em Montevidéu, em um encontro que vai determinar a sorte das duas seleções.
Um revés no próximo jogo reduz drasticamente as chances de argentinos e uruguaios, que podem perder suas posições para Venezuela e Colômbia, hoje com 21 e 20 pontos, respectivamente.
Na melhor das hipóteses, considerando que ambos vençam suas próximas partidas e ultrapassem o Equador, os argentinos chegam ao embate final ocupando a quarta posição, enquanto os uruguaios assumiriam a quinta colocação. Ainda assim, a situação é preocupante. O derrotado deste duelo pode ser ultrapassado pelo Equador, ficando fora do Mundial. O empate pode ser ainda mais desastroso para as duas equipes, uma vez que a dupla Venezuela e Colômbia segue na briga.
O desempenho do Chile também é importante para o futuro das seleções que lutam para ir à África. O time de Marcelo Bielsa estará classificado com uma rodada de antecedência se vencer o confronto contra a Colômbia. Assim, restariam uma vaga direta e outra na repescagem para cinco times: Argentina, Equador, Uruguai, Venezuela e Colômbia. No encerramento do torneio, os chilenos recebem os equatorianos, em mais uma partida determinante para o posicionamento final.
Já na Europa, a França também passa por maus bocados nas eliminatórias do Velho Continente. A campeã mundial de 98 ocupa hoje a segunda colocação em seu grupo com 15 pontos, quatro atrás da Sérvia. Algoz brasileiro em três edições da Copa, a seleção francesa precisa vencer seus dois últimos compromissos e torcer contra os sérvios para garantir a vaga direta. Caso contrário, vai precisar passar pela repescagem.
Nas eliminatórias européias, os primeiros colocados garantem vaga na Copa. As outras quatro vagas destinadas às seleções do continente serão decididas entre os oito melhores remanescentes, em confrontos de mata-mata, com jogos de ida e volta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário