quinta-feira, 9 de maio de 2013

SÃO PAULO AINDA SEGUE NA VANGUARDA

Prezado Boêmio.

O São Paulo Futebol Clube caiu na Libertadores e no Campeonato Paulista de 2013. Desde 2008, quando levantou seu terceiro caneco Brasileiro seguido, o clube do Morumbi vem colecionando fracassos, com um leve pico na conquista da Sul-americana.

O título deste post, entretanto, indica minha opinião sobre o tricolor, um clube à frente dos demais. É verdade, alguém há de dizer que o clube vem perdendo sua pegada de campeão. Mas basta dar uma olhada nos números e o torcedor são-paulino terá motivos para sentir-se orgulhoso de seu clube. Desde a conquista do Campeonato Paulista de 2005, ou um período de apenas oito anos, o time conquistou nada menos que uma Libertadores da América, um Mundial de Clubes da Fifa, três campeonatos Brasileiros e uma Copa Sul-americana. Nesse período, ficou entre os três ou quatro primeiros em tantas outras.

Qual outro clube tem conquistas tão relevantes no período? Sem fazer contas ou comparar títulos, apenas Corinthians, Internacional e Santos (em ordem alfabética) colecionaram taças importantes.

Na minha opinião, o torcedor que hoje está triste, não deveria nem reclamar de sua diretoria, que ano após ano, reforça seu elenco com bons jogadores.

Estamos falando de futebol. E esse esporte é simplesmente circunstancial, do qual times fracos constantemente prevalecem quando tudo indica o contrário, e vice-versa.

Tomando como base esse ano, o São Paulo fez ótimas contratações e escolheu um técnico promissor. Sua direção fez o que tinha que fazer. Como Juvenal Juvêncio e sua trupe poderiam prever que o Lúcio, atleta experiente e declaradamente religioso, agiria como agiu, comprometendo todo o planejamento do primeiro semestre (esse é o tema de um post nos próximos dias). Ou que Ganso demoraria a pegar o ritmo do time.

O São Paulo ainda está na vanguarda do futebol brasileiro. Tem um estádio, a melhor categoria de base, infraestrutura, torcedores e receitas. Foram esses fatores que o fizeram o clube mais vencedor do Brasil. Seus dirigentes só precisam continuar trabalhando com o mesmo profissionalismo que os títulos voltarão. Caso contrário, os adversários que se aproximam estarão cada vez mais próximos.

Torcedores de outros clubes, no inicio de cada temporada, ao observar os elencos de todos os times colocam, invariavelmente, o São Paulo como favorito. Isso não ocorre hoje, por exemplo, com Flamengo, Vasco, Cruzeiro e Palmeiras, citando apenas clubes que já levantaram a Libertadores.

As derrotas doem. Mas as derrotas do São Paulo machucam mais, pois seu torcedor está acostumado às conquistas.

Na minha opinião, Rogério Ceni e cia estão entre os favoritos ao título do Campeonato Brasileiro. Ainda tem a Sul-americana e a Recopa.



Cheers!


3 comentários:

Unknown disse...

Realmente nos últimos cinco anos o São Paulo decepcionou seu torcedor, sempre sendo eliminado por brasileiros na Libertadores.

Mas é o que o texto diz, quem está acostumado a comer picanha não vai querer trocar por coxão duro ou maminha.

O Tricolor conquistou tantos títulos que acostumou o torcedor de forma errada. Aliás, a torcida que não deveria se comportar dessa maneira. Porque vencer campeonatos é sempre bom, mas na fase ruim tem que estar junto e apoiar.

Ao final da partida vaiar seu próprio time tudo bem, diante da circunstância que foi o jogo. Mas o apoio para o resto da temporada não pode faltar!

Não só de títulos vive o clube, mas da participação e amor do torcedor. Com isso, os jogadores devem dar a vida, como dizia e fazia Diego Lugano.

Unknown disse...

Mas uma coisa tem que ser analisada. Com o elenco e o gasto em salários que o time têm, é obrigação estar nas disputas dos títulos, não apenas figurar em competições.

Helmut Medeiros disse...

O São Paulo pode ter muitos títulos e ser um time tradicional de libertadores, mas ser humilhado, como foi ontem por um time que nunca ganhou a libertadores...foi ridículo! Faz 5 anos que só participa do campeonato e não chega a lugar nenhum. Será que aquela cobrança e pressão que o Corinthians tinha com libertadores foi transferido ao São Paulo? Ou ficará mais alguns anos só jogando com o nome e o passado??