sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Rio 2000 e alguma coisa

Caros boêmios,

Enquanto acompanho Michael Phepls detonando, leio colunas e blogs que criticam o Comitê Olímpico Brasileiro e a realização de uma olimpíada no Brasil. Respeito os atletas, mas me coloco ao lado daqueles que criticam a candidatura do Brasil para sediar os jogos olímpicos de sei lá quando.

O insucesso dos brasileiros (até agora apenas 4 medalhas de BRONZE) é a melhor prova de que o PAN do Rio no ano passado foi uma piada. Tinha gente, lá atrás, achando que o país se tornara uma potência olímpica. Euforia em 2007, realidade em 2008. Dinheiro jogado fora, mal investido e que, como dita a regra, ultrapassou e muito as todas as previsões iniciais.

Sou contra o Rio 2 mil e alguma coisa! Olha que eu adoro esporte, acho que poucos nascidos no país do futebol gostem tanto das Olimpíadas como eu.

Me parte o coração quando eu vejo os boxeadores Brasileiros no ringue. Sabe-se que eles reclamam a falta de incentivo e ajuda. Alguns passam fome, mas lutam por amor ao esporte.

Quanto dinheiro gastaremos para atender as expectativas estruturais do COI? E em que condições sociais os visitantes (atletas e turistas) encontrarão a capital carioca?

Eu vi a cerimônia de abertura das Olímpiadas de Beijing no dia 08/08/08 às 8h08. Seria justo gastar mais de US$ 100 milhões como fizeram os chineses? ou metade desse montante? Um terço...?

O presidente Lula luta para trazer os jogos. Ele que não se esqueça que ainda tem gente morrendo de fome no Brasil. Que o tráfico continua forte. E que o trânsito das metrópoles está a beira de um colapso.

De volta à China, os atletas Brasileiros (a maioria) merecem medalhas pelo sacrifício demonstrado, não nas provas ou medalhas, mas sim pelo simples fato de terem chegado até a disputa.

Cheers!

Nenhum comentário: