terça-feira, 30 de abril de 2013

MAIS UM DIRIGENTE DEIXA A FIFA



Boa tarde, caros!

Diante de tanta bagunça e corrupção no futebol mundial, mais um arruaceiro renunciou seu cargo na FIFA. Dessa vez trata-se de João Havelange, que presidiu a entidade entre 1974 e 1998, e que tinha um cargo de presidente de honra, segundo o relatório do Comitê de Ética da entidade.

O que fez Havelange, com seus 96 anos, deixar as honrarias da FIFA foi um documento feito por Hans-Joachim Eckert, presidente da Câmara de Adjudicação do Comitê de Ética da entidade, que constava a participação do dirigente no caso ISL. (Para mais informações sobre o caso leia o texto que publicamos há alguns dias neste link: http://nossasconversasdeboteco.blogspot.com.br/2013/04/motivos-comuns-acusacoes-de-sempre.html)

Na verdade, segundo o relatório divulgado nesta terça, o dirigente renunciou no último dia 18, mas só veio à tona hoje. No documento também aparece o nome do ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira, que também teve participação no caso ISL.

Em dezembro de 2011, Havelange já deixara o cargo no COI (Comitê Olímpico Internacional) também por motivos de investigação.

Agora, segundo Eckert, o Comitê de Ética da federação mundial encerrou o caso ISL. Será que mais alguém está envolvido ou foram todos denunciados? Isso não saberemos, apenas se re-abrirem as investigações.

Estes dirigentes estão mostrando para nós, que se formos mais contundentes e investigarmos suas relações com investimentos, parcerias e contratos, encontraremos diversas irregularidades e todos deixaram seus cargos nas entidades que comandam o futebol.

A cada dia vemos que o futebol nada mais é que business, e nossa paixão pelo esporte não está valendo mais nada. Como publicamos também aqui, no NCB (Nossas Conversas de Boteco), as informações e acusações feitas por jornalistas depois da Copa de 1998, na França, alegando que a FIFA "presentou" o país campeão, os donos da casa, por estarem em crise financeira. Nada foi confirmado nem exposto pela mídia e tudo se calou, até mesmo os que acusaram.

Os debates que rolam nos meios de comunicação, mídias sociais, questionando se o Brasil vai conquistar a Copa no ano que vem, eu acredito que sim. Porque eu duvido que esta Copa não esteja comprada, assim como foi a candidatura dos próximos eventos na Rússia e Catar.

Então, vamos nos preparar para as comemorações!!!

Um comentário:

Ivan Alves disse...

João Havelange é o expoente do que há de pior no controle do nosso futebol. Já vai muito tarde.

É triste saber que esse sujeito recebeu homenagens muito expressivas, e hoje seu nome é dado para dois (ou mais) estádios do nosso futebol profissional (será por isso que o Engenhão está interditado?).

E tem gente ai acreditando que a copa aqui vai ser um sucesso.

Cheers!