quinta-feira, 11 de abril de 2013

NEYMAR, O MELHOR JOGADOR DO MUNDO?

Bem, amigos! (Plágio! Haha.)

Como sempre há uma discussão sadia que nunca acaba resolvi trazê-la para o blog. Assistindo às últimas partidas do Santos, percebi que seu principal jogador anda um pouco desaparecido. Tentaremos descobrir, sem bastidores, apenas na ideia, o que acontece com o ídolo santista. Será que é sua nova namorada?

Enquanto isso, em outro continente, um bolero, na melhor das palavras, continua em alta frequência, exibindo o seu melhor e, sempre, futebol vistoso e cativante. Pena que ele é argentino, mas ao vê-lo em campo, não é possível distinguir que uniforme o representa, tamanha devoção ao esporte. Não ao clube, mas sim ao futebol.

Abaixo coloco dois vídeos que acessei no Youtube esses dias e que me fizeram querer mostrá-los a vocês e gerar uma discussão na nossa mesa de boteco!

Assista aos vídeos, leia os comentários seguidos dos mesmos, e no final dê sua opinião na área de comentários.


(Link do vídeo acima: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Hux1jhUG-XI)

O primeiro vídeo é um encanto, mostra dois espetaculares jogadores em suas melhores formas e fazendo o que melhor sabem fazer: dar show!



(Link do vídeo acima: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0_ir0Z4IvjA)

O segundo vídeo já coloca uma pulga (literalmente La Pulga) na cabeça do torcedor brasileiro, porque as imagens não só duvidam de Neymar como um dos melhores jogadores do mundo, mas também questiona se o camisa 11 do Santos não é uma farsa do futebol. Muito polêmico o vídeo gera uma discussão a que nós, claro, também queremos participar. E aí, o Neymar é o cara do vídeo 1 ou a farsa do vídeo 2? E essa diferença entre ele e o Messi é tão grande assim?

A minha opinião é que, se ele jogasse em pé, seria o do vídeo 1. Talvez não daria show todos os jogos, mas seria um pouco mais do esperamos vê-lo quando atua pela seleção brasileira, já que eu não sou santista.

E voltando ao assunto clube, o jogador santista simulou o pênalti na partida entre Santos e São Paulo pelo Campeonato Paulista desse ano e tentou duas vezes diante do Corinthians. Será que é malandragem?

Se ele é craque mesmo, precisa simular faltas? Bom, na minha opinião, ao contrário do que ele disse [em entrevista para o repórter Ivan Moré no Esporte Espetacular], o futebol é, sim, um esporte de contato e tem que ser jogado em pé. A falta não é um dos fundamentos do esporte, mas sim uma regra criada para que os jogadores mais habilidosos não sofressem tanto nas mãos dos brucutus, e que não houvesse uma série de lesões nos atletas.

Será que é por isso que ele não quer ir para a Europa? Por não ter capacidade de brilhar em uma Champions League, por exemplo? Jogar contra os jogadores que estão atuando aqui na América do Sul é muito mais simples.

Aos pés do Messi ele jamais chegará. Vamos esperar até onde o futebol dele pode evoluir.

2 comentários:

Ivan alves disse...

Bom tópico para discussão...

Começo sem rodeios: o Messi é melhor, ontem e hoje. Amanhã eu não sei, a pesar de imaginar que essa escrita não mudará.

Vi os dois vídeos e o primeiro encanta os olhos do apaixonados por futebol. Ambos possuem uma técnica incrível. Por esse vídeo, fica impossível dizer quem é melhor.

Acho que ambos precisam provar o que sabem em suas seleções. O Messi demorou a engrenar com a camisa dos hermanos, mas agora parece ter encontrado seu futebol com a camisa argentina. Neymar só apareceu em jogos contra adversários abaixo da crítica. Neymar, assim como Messi, já fizeram jogos memoravéis por seus clubes contra grandes equipes, mas o grosso dos espetáculos que dão são contra times fracos.

Para mim, o fator decisor a favor de Messi é justamente o duelo entre ambos pelo Mundial de Clubes da Fifa. Messi foi o melhor em campo. Neymar não encostou na bola.

Mas Neymar ainda pode mudar esse cenário. Eu duvido, como disse acima, mas é possivel.

Sobre o segundo vídeo, a edição, obviamente favorece Messi. Ignoro esse tipo de amostragem, pois dúvido da imparcialidade do autor. Mas que o jovem santista poderia aprender com o argentino, ahhhh, isso ele deveria.

Cheers!

Unknown disse...

Eu concordo com você, Ivan. Mas enfatizo que o Messi é melhor por essas e outras razões. Não estou dizendo que o Neymar não é bom, ou não sabe jogar futebol. Isso ele sabe. Mas podia ser mais valorizado se simulasse menos faltas e utilizasse mais o corpo pra jogar.

Esse segundo vídeo coloquei exatamente para dar um contraste. E, pra ser sincero, é o jeito com que olho o futebol de ambos os jogadores.

O Messi se jogar contra atletas com o físico mais avantajado se saí bem, como está sendo. Já o Neymar quando enfrenta adversário desse porte, pipoca.

Como você mesmo disse, Ivan, o camisa 10 do Barça está engrenando em sua seleção, vai ser um perigo! Agora o brasileiro, joga apenas diante de equipes frágeis. Só.