sexta-feira, 26 de abril de 2013

CADÊ O PROFESSOR?

Amigo boêmio.

Pep Guardiola dirigiu o multicampeão Barcelona. Telê Santana fez do São Paulo o clube número um em títulos no Brasil. Tite acabou com o trauma corinthiano na Libertadores da América de maneira incontestável e invicta. E Luxemburgo reconduziu o Palmeiras ao caminho das glórias e do futebol arte após um longo jejum.

Esses são apenas exemplos de treinadores que hoje (e até hoje) são exaltados por torcedores por liderar um período vencedor em grandes clubes do futebol. Eles são reconhecidos por sua capacidade técnica e habilidade no controle do grupo, mantendo-o sempre motivado.

E por que será que são tão raros os exemplos de treinadores que reúnem essas características em nosso futebol?

Da lista acima, excluindo o gringo Guardiola, veja que nos últimos 23 anos, listei apenas três nomes que considero relevantes no grupo de treinadores de futebol. Talvez você entenda que mais dois ou três nomes merecessem estar nesse grupo, mas o número total provavelmente não chegará a dois dígitos.

Felipão e Luxemburgo parecem estar no fim da carreira, incapazes de apresentar algo novo. Telê se foi. Tite ainda está em evidência.

Por que nos faltam nomes de relevância? Nosso clubes insistem em manter os mesmos caras, pulando de clube em clube. Falta renovação. Entretanto, nomes promissores surgiram, tiveram boas oportunidades, mas mostraram-se inaptos. Exemplos não faltam.

Na sua opinião, o que fazer para termos grandes personagens à frente dos nossos clubes?

E quem são os nomes com potencial para entrar no hall da fama dos "professores"?

Vamos discutir!


Cheers!

4 comentários:

Unknown disse...

Não sei se está faltando técnicos competentes no Brasil como os citados no texto, tanto que para a vaga de Mano Menezes, jornalistas sugeriram o português José Mourinho do Madrid.

O Muricy, foto, é um baita treinador; exigente, disciplinador, incentivador, porém por onde passa nunca agrada torcida e/ou diretoria. No São Paulo foi idolatrado pela torcida, mas a diretoria o dispensou. No Palmeiras, ele entrou numa fria. No Santos, conquistou a Libertadores mas errou no Mundial (na verdade, nada podia fazer com aquela zaga ridícula do Peixe), agora a torcida pede sua cabeça.

Na minha opinião, Muricy e Tite são os dois melhores do Brasil. Gosto muito do Ney Franco do São Paulo, mas precisamos vê-lo como se porta num time grande.

Unknown disse...

E não sei se o Guardiola é tudo isso mesmo. Ele treinou apenas a seleção do Barcelona e ostentou-se diante da excelente fase dos selecionáveis espanhóis e do melhor do mundo, Messi.

Agora vai treinar o Bayern que é outra máquina, e já está, também, engrenada.

Unknown disse...

Confira no link abaixo o que escrevemos em outra matéria do NCB (Nossas Conversas de Boteco) sobre os treinadores no Brasil, e observem que o Tite passava por um momento delicado no Corinthians, após perder Copa do Brasil e Recopa, mas a diretoria apostou no técnico e anos dois anos depois Tite conquistou a inédita América e o Mundial.

Unknown disse...

Esqueci do link:

http://nossasconversasdeboteco.blogspot.com/b/post-preview?token=rl0PWT4BAAA.dNi-UZybAxuG0P6kTJZxKQ.RB5Htp914P7i6RBrSeNGnw&postId=1053388677561971219&type=POST