A pergunta que ainda não foi respondida e remete ao título, Paulo Henrique Ganso ainda tem futebol para brilhar no São Paulo e figurar na seleção brasileira para a Copa do Mundo?
O jogador que apareceu como umas das maiores promessas brasileiras brilhou com a camisa do Santos, conquistando a Copa Libertadores, três Campeonatos Paulistas, uma Copa do Brasil, vestindo a camisa 10 de Pelé no Brasil, não reflete a mesma luz atuando hoje pelo São Paulo.
O time paulista, atual campeão da Copa Sul-americana, anunciou o meia no final de setembro do ano passado, que estreou com a camisa 8 tricolor apenas em novembro, sem o mesma eficácia que teve no alvi-negro praiano.
Na verdade, Ganso teve alguns lampejos no time atual, mas nunca foi o mesmo jogador depois da contusão grave que sofreu diante do Grêmio, no estádio Olímpico, no dia 25 de agosto, pelo Campeonato Brasileiro. Depois de ficar parado por sete meses, o meia voltou atuar no time santista, mas em maio de 2011, diante do Corinthians, Ganso sofreu nova contusão e ficou fora de grande parte dos jogos do Santos na Libertadores.
Hoje no São Paulo, Paulo Henrique Ganso é uma grande incógnita. Não sabemos se o jogador poderá repetir as grandes atuações do começo da carreira e vestir a camisa brasileira nas Copas das Confederações e do Mundo, em 2013 e 2014, respectivamente.
Ganso, que foi reserva no início da temporada tricolor, atualmente está ao lado de Jadson no meio de campo do time, mas o São Paulo também não repete as boas partidas do ano passado, o que faz com que Ganso receba mais pressão para realizar grandes partidas.
O meia, de 23 anos, marcou três vezes pelo time do Morumbi e é a aposta para o confronto diante do The Strongest na Bolívia, na próxima quinta-feira, pela Copa Libertadores. O São Paulo está em segundo lugar no grupo, mas precisa das vitórias nestes dois últimos jogos para não depender de nenhum outro resultado.
O técnico Ney Franco não sabe se repete a escalação vitoriosa do ano passado com três atacantes, o que provavelmente colocaria Ganso no banco, ou entra com os dois meias de criação, Jadson e Ganso. Ney Franco ganhou um grande problema quando anunciaram a contratação do meio campo, ex-Santos, porque teve que modificar a equipe que vinha obtendo grandes resultados, depois de pressão sofrida por deixar o camisa 8 tricolor no banco.
Atualmente, a equipe são-paulina, com a nova formação, não conquistou grandes resultados, perdeu os clássicos para o Santos e Corinthians e se falhar amanhã pode custar a cabeça do treinador tricolor, enfatizar o título do texto e, talvez até pior, todos se perguntarem se Paulo Henrique Ganso foi apenas uma promessa ou é jogador de grande nível e estará na Copa do Mundo no ano que vem. Saberemos amanhã, às 21h30, horário de Brasília.
6 comentários:
P.H. Ganso é a maior incógnita do futebol brasileiro hoje. Na verdade ele ainda mantém esse status, e não é desacreditado de vez, pois mostrou-se muito além da média quando estava em seu (até agora) auge.
O meio campista debutou paralelamente a Neymar. No melhor momento de Ganso, quando o 11 santista também já estava em evidência, havia a válida dúvida sobre qual dos dois era melhor. Eu apostei em Ganso, por sua técnica altamente refinada e rara visão de jogo.
A dúvida é: Ganso realmente é um grande jogador que sofre as consequências das suas contusões e problemas extra-campo (renovação de contrato com o Santos e atribulada transferência para o Morumbi), ou seria o camisa 8 tricolor um jogador que viveu uma ótima fase e é incapaz de mantê-la.
Ainda acho que ele tem o fino da bola para gastar. Não sei se o momento técnico do São Paulo é ideal para a retomada técnica do meio-campista. Talvez ele estivesse melhor se encaixado em um time mais acertado, como Corinthians, Atlético-MG ou Fluminense.
Cheers!
É só torná-lo protagonista passando a bola no melhor estilo Ganso para todos fazerem gols! Como fez no Santos! Ele nunca foi de fazer muitos gols, por isso creio que ser o líder em assistências e comandar o meio de campo são-paulino será o que esperamos dele e sua convocação a seleção brasileira será questão de tempo.
Fazer com que o Osvaldo e o Luis Fabiano (e até o Jadson por que não?) saiam na cara do gol e façam muitos gols com passes dele.
Porque a velocidade de raciocínio do Ganso com a velocidade física do Osvaldo é um excelente trunfo!
Essa historia de que meia nao faz gols e so da assistencias eh besteira. Tem que fazer gols sim!! Alem de uma qualidade de passe indiscutivel e dominio de bola fora do comum, o meia tem tambem perfeitas condicoes de realizer finalizacoes certeiras. Lembrem de Rai, Neto, Zidane, e mais recente o Danilo do Corinthians. Ele nao so tem que dar passes milimetricos, mas tambem arriscar chutes a gol!!
O Ganso já esta recuperando seu futebol, como mostrou nesses dois últimos jogos em que foi titular e ira levar o São Paulo a conquista de muitos títulos.
Bom, não disse que o meia de armação não deve chutar a gol. Até citei que o Jadson tá fazendo vários e o Ganso que não é muito de fazê-los.
Falta o Ganso chutar mais e o time treinar finalização, porque a oportunidade tá aparecendo, mas a baliza adversária, não.
Parabéns pelo blog...tenho textos que podem lhes interessar, pois afinal, de boteco eu entendo e sou corinthiano, portanto...
Longa vida aos escribas!
Fernando Bandeira de Sá
Postar um comentário