quarta-feira, 20 de maio de 2009

Coisas de primeiro mundo

O estádio em Istambul recebe os últimos retoques antes da final (foto: Uol)

Caros boêmios,

Hoje, às 15h45 (horário de Brasília), Shakhtar e Werder Bremen decidem a Copa da Uefa.

Apesar de não receber tanto destaque da mídia brasileira, o torneio é marcado por belos jogos, recheado de grandes jogadores e tem grande valor no velho continente. Na temporada 08/09 clubes como Milan, Valência, Fiorentina, Benfica, Ajax, CSKA Moscou e PSG lutaram pela Taça.

E lutaram de verdade.

A competição, que no ano que vem deixa de ser Copa da Uefa para chamar-se Liga Europa da Uefa, é encarada como prioridade pelos participantes. A grande vantagem desse torneio é o formato de disputa, exatamente igual e correndo em paralelo com a maior competição do continente, disputada por equipes que não terminaram seus campeonatos nacionais em posição de classificação para a fantástica Champios League.

Como no brasileiro, onde do quinto ao décimo colocado ganham o direito de jogar a Copa Sul-Americana. Claro que as semelhanças terminam aí.

A exemplo da Champions, a finalíssima da Copa da Uefa é disputada em jogo único, em uma sede definida com pelo menos dois anos de antecedência.

Este ano, a final acontece no estádio Sükrü Saraçoglu, em Istambul. Ano que vem a partida final será no estádio Arena Hamburgo, na Alemanha, e Lansdowne Road, em Dublin, recebe a decisão de 2011.

Não é que o pessoal do velho continente tem mania de organização e desenvolvimento mesmo? A sede de 2012 também já foi definida: o Estádio Nacional de Bucareste.

Sabe-se, também, que as sedes da final da Champions League dos três próximos anos serão: Santiago Bernabéu (ESP), Wembley (ING) e Allianz Arena (ALE).

Que inveja!

Vale a pena assistir ou não?

Cheers!

Nenhum comentário: