sábado, 23 de maio de 2009

Wolves entram para história na Alemanha

Josué, capitão do Wolfsburg, ergue troféu do Alemão (foto: globo.com)

¡Buenas, amigos!

O Wolfsburg, dos brasileiros Grafite e Josué, foi campeão da Bundesliga (Campeonato Alemão) neste sábado ao derrotar o Werder Bremen, do ex-santis­ta Diego, por 5 a 1, em casa, no estádio Volkswagem Arena.

Com a vitória, o Wolfsburg, terminou a a competição com 69 pontos, dois a mais que o tradicional Ba­yern de Munique, que fechou a temporada com uma vitória de 2 a 1 sobre o terceiro colo­cado Stuttgart, em Munique.

Os principais destaques da equipe campeã foram a dupla de ataque composta por Gra­fite e o bósnio Dzeko, respon­sáveis por 55 dos 80 gols do time no torneio, e o vo­lante Josué, capitão da equipe. No banco de reservas, o técni­co Félix Magath foi outro pro­tagonista deste primeiro título da história do clube.

O ex-são-paulino Caiuby e o ex-Grêmio e Paraná, Rodrigo Alvim, são outros brasileiros do elenco.

Misimovic abriu o caminho para a conquista aos 6min. Grafite marcou seu primeiro no jogo, aos 11min, e Prodl, contra, aos 26min, au­mentou a vantagem do time da casa. Diego diminuiu para o Werder Bremen.

No segundo tempo, Grafite marcou mais um, aos 11min, e Dzeko, aos 29min, fechou a goleada.

O título da Bundesliga na temporada 2008/2009 marcou dois jogadores brasileiros em particular.

O volante Josué, que trocou o São Paulo pelo Wolfsburg em 2007 e, no mesmo ano, conseguiu realizar uma boa tempo­rada, mas aos poucos ganhou a confiança do treinador Félix Magath e ontem, capitão da equipe, ergueu a Salva de Prata, troféu do Campeonato Alemão.

Outro que teve grande des­taque na atual temporada foi Grafite. O atacante terminou o campeonato como artilheiro, com 28 gols marcados - igualando o recorde de tentos da competição, que é do brasileiro Aílton.

É a quarta vez que um bra­sileiro termina a temporada como artilheiro do Alemão. Antes de Grafite, Amoroso, em 2001/2002 pelo Borussia Dortmund, Élber, em 2002/2003 pelo Bayern de Munique, e Aíl­ton em 2004/2005 pelo Werder Bremen, conseguiram tal façanha.

Grafite teve seu nome cogitado por parte da mídia brasileira para uma convocação para a seleção brasileira. Seu companheiro de time, Josué, foi chamado.

Nosotros.

Um comentário:

Ivan Alves disse...

Qual a desconfiança de Dunga e da mídia em relação ao artilheiro?

Para mim, o Grafitão tem mais méritos em marcar tantos gols por uma equipe mediana como os Wolves do que Eto'o que joga ao lado de Messi, Henry...