sexta-feira, 15 de maio de 2009

Choque de gigantes

Caros boêmios,

Ontem o Cruzeiro confirmou o favoritismo, venceu o Universidad do Chile e assegurou presença nas quartas-de-final da Copa Libertadores. O adversário é nada menos que o tricampeão São Paulo.

Até aqui, os duelos entre brasileiros têm garantido emoção ao torneio. O confronto entre paulistas e mineiros certamente vai ser um novo capítulo não recomendado à cardíacos.

Diferente das oitavas, as quartas devem ser mais interessante. Teremos ainda: Palmeiras x Nacional e, provavelmente, Estudiantes x Boca (os argentinos empataram em 2 x 2 fora de casa contra o fraquissímo Defensor). O Grêmio ainda colhe os frutos da ótima campanha na primeira fase e pega o adversário mais fraco, o venezuelanos do Caracas. Passa fácil.

Aposto que Boca, Grêmio e Palmeiras estarão nos duelos da semifinais. (estou com dúvida em relação à regra que impede ou procura evitar uma final entre clubes do mesmo país. Porque se Grêmio e Palmeiras avançarem, teremos 3 de 4 semifinalistas brasileiros, o que oferece uma grande possibilidade de final regional. Ao que parece, o regulamento não permite um remanejamento das equipes na fase de quarta-de-final, pois a única forma de evitar uma final brasileira nessa altura do campeonato era colocar Grêmio e Palmeiras frente-a-frente nas quartas. Cairiam dois, e a dupla cassificada se enfrentaria nas semis)

Só não estou certo em relação ao classificado de São Paulo x Cruzeiro. Não vejo o Tricolor jogando há tempos, e sua última apresentação, pelo Brasileiro, foi bem abaixo do normal. Além disso, tem sérios desfalques. A Raposa tem um ótimo time, mas se comparamos os dois elencos, os paulistas levam vantagem. Além disso, decidem a vaga em casa. Eu dou 58.5% da classificação para o Cruzeiro.

De certo mesmo é que serão dois jogos imperdíveis ao fã de futebol. Dos dois lados, quem pode fazer a diferença são os craques do meio campo, num duelo interessante: Hernanes x Ramires. No entanto, o Cruzeiro leva vantagem no quesito jogador decisivo, ganha por 2 x 1, com Kleber no ataque.

SAIDERA: decidir a vaga em casa é a especialidade do São Paulo. Porém, muitos outros times fizeram campanhas vitoriosas jogando o primeiro confronto em seus domínios. Quando a equipe que eu torço tem uma defesa razoavelmente consistente e um ataque veloz, eu prefiro que atue a primeira em casa. Mesmo que vença pela contagem mínima, o segundo jogo pode ficar até mais fácil, caso os homens de frente aproveitem bem os contra-ataques.

Cheers!

Nenhum comentário: