sexta-feira, 8 de maio de 2009
Brasileirão: São Paulo x 5
Caros boêmios,
O título dessa postagem pode ser interpretado de duas maneiras:
1º O Tricolor Paulista terá cinco adversários que farão de tudo para acabar com sua hegemonia: Corinthians, Cruzeiro, Grêmio, Internacional e Palmeiras (em ordem alfabética).
2º Os representantes de São Paulo buscam a 6º conquista consecutiva para o Estado desde a alteração no formato de disputa para pontos corridos. Fora os paulistas, somente o cruzeirense comemorou um título dessa forma. Ou ainda: nos últimos 20 anos, foram 12 triunfos de clubes de São Paulo. Aí, entram os estados que já tiveram clubes campeões nacionais: Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro - os baianos já foi campeões com o Bahia, mas não têm chances com o Vitória como representante.
Pois bem, números à parte, vamos à edição de 2009.
O Internacional é disparado o favorito à conquista, entrando no grupo dos tetras, que já tem Corinthians, Palmeiras e Vasco. É o número nas pesquisas porque é organizado, tem uma torcida inflamada, e um elenco de botar inveja. Tudo isso, multiplicado pelo calor do centenário. Duas situações podem prejudicar o Colorado: a venda do atacante Nilmar e as convocações de D'Alessandro para a seleção argentina.
Já o Grêmio entra na disputa doidinho para carimbar o ano do centenário do maior rival. Vem fazendo uma ótima campanha na Copa Libertadores. O principal reforço, porém, está no banco. Primeiro se livrou do péssio Celso Roth. Agora aguarda Paulo Autuori para comandar a equipe.
O time a ser batido é o hexacampeão São Paulo. Não tem como o tricolor não figurar entre os favoritos depois de conquistar as últimas três edições do nacional, ter mantido e fortalecido o elenco e seu treinador.
Depois da passagem pela segundona, o Corinthians vem forte. Venceu com categoria o campeonato Paulista e tem o mega-craque Ronaldo no comando do ataque.
Outro time de forte elenco é o Cruzeiro. Tem o excelente Ramires armando jogadas e o ótimo Kleber na frente. Aliás, é do desempenho dessas duas peças que depende a sorte dos mineiros. O meio-campista pode dar adeus na abertura da janela de contratações na Europa. Já o atacante pode ficar de fora alguns jogos por sua indisciplina.
O verdão começou o estadual voando baixo, mas começa o Brasileiro sob desconfiança geral. Prudente, porém, lembrar que o técnico do Palmeiras é Vanderlei Luxemburgo, dono de cinco taças.
E os cariocas?
Flamengo, Botafogo e Fluminese têm bons times e valores individuais interessantes, mas estão longe dos favoritos. Todo ano é a mesma coisa. Eles entram cheios de esperança, mas acabam mesmo, é brigando contra o rebaixamento.
Não aponto nenhum clube ao grupo da morte, mas aposto que o Barueri estará na elite em 2010.
Cheers!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Ivanzao .. pode anotar:
Goiás, Santo André, Náutico e Vitória caem esse ano !
Cheers !
A ordem dos favoritos ao título eu descordo do autor do texto e colocaria: São Paulo (vai ser que nem o Lyon da França, oito vezes campeão seguido), Internacional (Nilmar fica!), Corinthians (Gajinas), Grêmio, Cruzeiro (não tem chegada) e Palmeiras (por loby).
Vamos São Paulo!!!
Postar um comentário