sexta-feira, 5 de junho de 2009

Morumbi em 2014

Caros boêmios,

Sites, jornais, revistas e programas de rádios e de tevê falaram a semana toda sobre as sedes da Copa de 2014.

Um suposto veto da FIFA ao Morumbi era pauta em todos.

Surgiram aí as teorias de conspiração envolvendo a CBF, Federação Paulista de Futebol, Corinthians, opção clubística do Presidente da República, empresas, Globo, CBF, prefeituras de São Paulo, Belo Horizonte e Brasilia, Serra X Aécio... Uma bagunça com um quê de verdade e outro tanto de pura balela.

O São Paulo Futebol Clube, que há tempos vem lutando pela abertura dos jogos, sentiu-se ferido e desamparado, mas firme no próposito de hospedar o jogo inicial. Segundo as milhares de notícias, as novas exigências da entidade máxima do futebol elevaram em muito os custos da reforma no estádio. Bem além do previsto no projeto inicial. Entre as deficiências estruturias apresentadas, falaram que o estádio tem pontos cegos e que para acabar com eles a capacidade do estádio seria reduzida para menos de 50 mil lugares. Para a abertura, a FIFA pede no mínimo 60 mil lugares - o maior público registrado passou de 150 mil presentes.

Já fui ver jogos no Morumbi diversas vezes e sempre achei um bom palco. Aliás, a maioria das partidas que estive lá foram de grande porte, sempre com mais de 60 mil torcedores.

Há deficiência, claro.

Para atender às exigências da Fifa, se a entidade permitir depois de ver o novo projeto, o clube vai precisar vender muito bem uns 10 Hernanes (na boa fase) ou conseguir parceiros dispostos a queimar uma quantia absurda de dinheiro. Disse já ter assegurado mais de R$100 milhões. Faltam outros R$ 200 mi.

Ao meu ver, a hipótese de uso de recursos (reforma) e/ou propriedade (construção de estacionamento) pública na reforma é inaceitável.

Pior é a ideia de erguer um estádio novo. Também com dinheiro de nossos impostos.

Ao meu ver, chegamos a um ponto crucial: ou os interessados se unem na reforma do estádio, ou se abandona o projeto de abrir os jogos. Que a cidade receba jogos de qualquer fase no Cicero Pompeu de Toledo ou em qualquer outra arena.

Cheers!

Nenhum comentário: