Ao contrário do que queria Ferrari, BMW, Renault e Red Bull, a Corte de Apelações da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) ouviu as equipes acusadoras e a defesa (a Brawn está encabeçada na polêmica a favor do uso), e decidiu nesta quarta-feira, por manter o uso liberado dos difusores usados pelas escuderias.
As quatro equipes da Fórmula 1 citadas acima entraram com uma apelação contra a o uso dos difusores. Na opinião das acusadoras, os desenhos usados pelas rivais infringem o regulamento, pois criam um segundo nível para passagem do ar, ajudando a grudar os carros ao solo. Ou seja, a acusação alega que dá vantagem sobre que optou a não usar o acessório.
Porém, todas as equipes sabem da diferença produzida pelo difusor, que faz com que equipes tidas como pequenas consigam resultados expressivos em seus carros. Mas o regulamento é vago, o que torna viável a interpretação usada pelos engenheiros. O que traz um ponto bem interessante.
Os chefões da Ferrari, BMW, Renault e Red Bull, não confiam nas habilidades de seus engenheiros e, por isso, querem disputar apenas com a potência dos motores?
Isso sim é desvantagem. Porque equipes com mais dinheiro levariam vantagem na questão da melhoria e potência do motores. Os difusores vieram para trazer um certo equilíbrio à esta competição automobilística. E a Ferrari, que até então dominava a F-1, está vendo seu "Império" ameaçado.
Além da Brawn, Williams e Toyota também utilizam o difusor.
A reclamação partiu após o sucesso da Brawn GP, que surgiu a partir do espólio da Honda e confirmou sua participação no Mundial apenas em março. A equipe do inglês Ross Brawn venceu os dois gps (Austrália e Malásia) desta temporada e lidera com folga o Mundial de Construtores, com 25 pontos, contra 16,5 da Toyota, segundo colocado e também envolvida na polêmica.
Após a vitória no “tapetão”, Ross Brawn afirmou que o desafio vai ser dentro das pistas. “A decisão põe fim a esse assunto, e agora estamos ansiosos para continuar na pista o desafio que tem sido esse início empolgante do Mundial-2009”, disse o dono da equipe Brawn GP.
O próximo compromisso da F-1 será neste domingo, 19/04, na China, às 4hs da manhã no horário de Brasília.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Olha eu não tenho amplos conhecimentos do sistema. Ao que parece, o difusor dá uma forcinha na aderência do carro.
Mas isso tudo pode ser, em contrapartida, um desvio de foco das grandes escuderias. Fracasso que ficará evidenciado se uma equipe do porte e histórico da Brown se sagrar campeã, tanto entre os pilotos, como entre os construtores.
A Ferrari tá pipocando! Sem o Shumi, ou com ele não como piloto, a escuderia italiana é comum. E se o Barrichelo for campeão nesta temporada, eu corro pelado pela Avenida Paulista!!!
Você correria pelado pela Paulista por uma lata de cerveja. O Interessante seria se vc corresse pelado e com um difusor no rabo! Ihuuu!!
Parabéns pelos textos seus desgraçados!!!
Postar um comentário