quarta-feira, 29 de abril de 2009

De fato, entre o céu e o inferno

Caros boêmios,

O Palmeiras decide hoje não apenas uma vaga para as oitavas-de-final da Taça Libertadores da América. Uma derrota hoje desencadeia uma crise, que afetará comissão técnica e o elenco.

Vanderlei Luxemburgo está contestado, longe de ser uma unanimidade entre os palmeirenses. Com um salário altíssimo, o treinador não justifica os investimentos. Assumiu o time no início da temporada de 2008. Conseguiu conquistar um campeonato paulista. Porém, acumula alguns maus resultados. No ano passado, sob seu comando, o time eliminado da Copa do Brasil e Copa Sulamericana e por pouco não deixa a vaga na Libertadores escapar, a exemplo de 2007.

A atual temporada não está mais animadora que a anterior. O time voou no começo do estadual, mas foi eliminado pelo Santos, que se classificou em 4º lugar.

Para o Palmeiras classificar na competição continental depende de uma vitória contra o Colo Colo no Chile, equipe que o desbancou o em pleno Palestra. A tarefa é difícil, mas certamente não impossível. Que tome o jogo na Ilha do Retiro como exemplo.

Por outro lado, um triunfo esta noite coloca o Palmeiras de volta ao páreo, independente de quem vá enfrentar na próxima fase. Passando para as oitavas, o time de Luxemburgo entra como a equipe mais preparada para o mata-mata, pelo menos no aspecto emocional. Se o destino sorrir para o alviverde e colocá-lo diante de um adversário mediano, e novamente o time triunfar, o Verdão chega com muita força nas quartas-de-final. Motivo: numa competição como essa, o emocional é responsável por grande parte do sucesso. Exemplos de equipes fracas que triunfaram nas américas não faltam.

SAIDERA: Keirrisson precisa mostrar mais poder de decisão se pretende figurar entre os principais atacantes do mundo. Não aposto em uma vitória palmeirense hoje pois sua zaga não inspira nenhuma confiança, e o Colo Colo vai pra cima. Pode esperar.

Cheers!

Nenhum comentário: