quinta-feira, 30 de abril de 2009

Olimpíadas pra quê?

Caros boêmios,

O Cômite Olímpico Internacional está no Rio de Janeiro para avaliar a cidade, que luta para ser a sede dos jogos de 2016.

Concorre com Chicago, Tóquio e Madrid.

Das quatro, qual fica em um país em desenvolvimento, com sérios problemas sociais e econômicos?

Alguns milhões de reias foram gastos só com a campanha. Se vencida, outros bilhões serão destinados às obras para os jogos.

Infelizmente, o Brasil não tem condições de igualar sequer os jogos de Sydney. Eu tive o privilégio de visitar o parque olímpico da bela cidade australiana, palco dos jogos de 2000. O que foi feito há nove ou dez anos lá, eu sei que não será realizado aqui em seis ou sete anos.

Imagine se compararmos ao espetáculo chinês do ano passado? Ou ao que veremos em Londres em três anos?

O projeto do Pan previa investimentos de R$ 700 milhões. Consumiu 2 ou 3 bilhões de reais. Imagine o quanto será gasto com um evento do porte dos jogos olímpicos.

Bilhões que poderiam ser investidos em educação, segurança e saúde, todos em estado caótico por todo o Brasil.

Muito dinheiro público será gasto com a Copa de 2014.

O que mais me assusta é ver o apoio do governo. Companheiro, ao que me consta, ainda há fome no Brasil, traficantes ainda mandam nas favelas, pessoas morrem aos montes nos hospitais, temos poluição, pessoas desempregadas...

Mas isso aqui é Brasil, caro boêmio. Já leu a Veja desta semana?

O periódico traz na capa o triste quadro político brasileiro. Porém, a revista propõe mudanças no sistema eleitoral. São várias. Concordo com todas.

Numa delas, proíbe o uso de dinheiro privado nas campanhas dos políticos. Cada partido recebe uma cota de verba publica para este fim. Sem a "ajuda" de empresas privadas, os políticos não sejam "influenciados" na hora de decidir o futuro do país.

Cheers!

Um comentário: