quinta-feira, 16 de abril de 2009

Quarta-feira morna

Caros boêmios,

Quarta e domingo têm futebol. São dias de estádio ou de boteco (no mínimo uma cervejinha no sofá de casa acompanhando futebol pela tevê). Às vezes tem um jogo bom na terça, quinta ou sábado. Mas isso todo mundo já sabe.

Ontem, uma quarta-feira de Champions League à tarde, Copa do Brasil e Taça Libertadores foi no máximo razoável.

Na Europa, o Porto não repetiu a atuação de Manchester, quando empatou com United por 2 x 2. Perdeu em casa para um clube inglês pela primeira vez na competição européia. Valeu pelo golaço de C. Ronaldo. Na outra partida, no Emirates Stadium, o Arsenal confirmou o favoritismo e despachou o Villareal, com fáceis 3 x 0. Dos quatro classificados, três ingleses, reafirmando a superioridade dos britânicos. Porém, o time que apresenta o melhor futebol é o Barcelona, estranho no ninho.

Copa do Brasil nessa fase não merece muita atenção, a não ser que um fenômeno "Asa de Arapiraca" se manifeste. Congratulações para os grandes que cumpriram com a simples tarefa de eliminar o jogo de volta. Quem não conseguiu não merece comentário. Falemos sobre a copa com mais detalhes a partir da próxima fase.

Na Taça Libertadores, tudo azul para o Grêmio. Os gaúchos têm a melhor campanha entre os participantes, podendo ser superados apenas pela temível Boca Juniors de Riquelme, até agora 100%. O Grêmio, embalado pelo reforço da saída do técnico (?) Celso Roth, tem 13 pontos em 5 jogos.

Já o Palmeiras perdeu a chance de facilitar seu futuro.

Toda braveza apresentada em Recife não se repetiu contra o mesmo Sport no Palestra. Fez um gol ilegal e teve um legítimo anulado.

O Sport empatou ao fim da primeira etapa com um gol do Wilson, que se uniu a ao corinthiano Cristian na turma de jogadores estúpidos da semana. Se eu sou dirigente dos clubes, puniria os atletas com um considerável desconto em seus vencimentos. O jogador do Sport colocou a camisa sobre a cabeça ao comemorar o gol de empate. Já tinha amarelo, foi expulso e deixou o Leão com um jogador a menos para a segunda etapa.

Eu achava que a pedra no sapato do Palmeiras seria o Colo-Colo em Santiago. Mas depois das duas últimas quarta-feiras, vejo o jogo contra a LDU em casa como o mais complicado para as pretensões alvi-verdes.

Já reserva do São Paulo perdeu para o fraquíssimo Independiente de Medellín por 2 x 1. Vi alguns minutos do jogo, que não merecem comentário, tão fraco era o nível técnico apresentado pelas equipes.

Os planos do São Paulo priorizavam a competição Sul Americana. Apesar de muita gente criticar a decisão da comissão técnica em poupar alguns titulares para semifinal do Paulista, eu me junto àqueles que compreendem. Classificação garantida e o primeiro lugar da chave praticamente assegurado, o São Paulo viu no confronto com o rival paulista mais importância que os três pontos na Taça. Justo, porque o jogo decisivo contra o Corinthians é, inclusive, importante para a continuidade na busca pelo tetra.

Porém futebol é traiçoeiro. Se tudo der certo, o Tricolor se classifica à final do Paulista, contra o Santos, jogando por dois empates e classificado como primeiro do grupo, depois de vencer o América de Cali no Morumbi, com 13 pontos. Fica entre os cinco primeiros na classificação geral. Superando o Libertad que hoje tem 12 pontos em 5 partidas e o Cruzeiro, que tem os mesmos 10 pontos e três vitórias do São Paulo, com um gol a menos de saldo. O Nacional, também com 10 pontos segue com um jogo a menos.

Agora, e se tudo der errado e os comandados de Muricy caírem diante do rival no domingo? Supondo que a derrota domingo afete o time, e o resultado de quarta-feira seja um empate em casa. Baseado numa rápida consulta à tabela, sem cálculos ou análises dos jogos, o Tricolor pode terminar a primeira fase da Taça Libertadores entre sétimo e décimo.

Muricy pagou pra ver. É o atual tri-campeão brasileiro e, no mínimo, merece respeito de quem julga sua decisão.

Cheers!

Um comentário:

Thiago Santos disse...

Realmente se equiparar as potências de todos os países é claro que os ingleses estão a frente. Mas como na Uefa Cup, por exemplo, os adoradores de batatas não foram bem, e o último caíu hoje, o City. Na Inglaterra os times medianos não merecem tanta atenção.
E quanto ao São Paulo, jogou bem sim, apesar de entrar com o time reserva, a Máquina mostrou qualidade no passe, mas falhou nas finalizações. O Dagol precisa treinar mais chutes a gol.
Vamos enfiar tudo nos gambás e fuder com esses barbies fdps!
E vamos em busca do Tetra da Libertadores.
Vamos São Paulo!!!